fbpx

A matemática da classificação

Share this...

Por: Cristiano Gonçalves
Foto: Gustavo Oliveira/Londrina Esporte Clube

Seja bem-vindo, torcedor, ao Além da informação 002!

Depois do decepcionante jogo, no último domingo, contra o São José-RS, restam agora apenas duas rodadas para o término da primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro 2020. Naturalmente, a tensão expectativa aumenta diante da classificação do Tubarão. Contas e confrontos são analisados para ver o que o LEC precisa fazer para se classificar. E então, vamos falar sobre isso hoje.

Neste momento, são cinco times brigando por quatro vagas. O líder do momento com 28 pontos, Brusque tem: Volta Redonda (casa) e Criciúma (fora). Vice líder, Ituano, têm 26 pontos e enfrenta Ypiranga-RS (casa) e São Bento (fora). Tombense, atual terceiro colocado do grupo C, com 26 pontos, joga contra Londrina (fora) e Boa Esporte (casa). O Londrina que hoje fecha o G4 com 25 pontos enfrenta o Tombense (Café) e o Volta Redonda (fora). E por última, o quinto colocado Ypiranga-RS faz seus últimos dois confrontos contra Ituano (fora) e São José-RS (fora).

Nas combinações de resultados, o Tubarão pode até se classificar mesmo que perca o último jogo fora de casa, contra o Volta Redonda, no Rio de Janeiro – se seguíssemos a sina do LEC em não vencer fora – mas para isso, o Londrina precisa vencer o Tombense e o Ituano vencer o Ypiranga. Neste caso, o Londrina iria para o último jogo com a vantagem arriscada de se classificar pelo saldo de gols.

Com uma vitória do Tuba por 1-0 contra o Tombense, e uma vitória do Ituano sobre o Ypiranga pelo mesmo placar 1-0, por exemplo, chegaríamos na última rodada com o Londrina somando 28 pontos e 4 gols de saldo e o Ypiranga com 25 pontos e 1 gol de saldo. Com isso, o Londrina poderia até perder por uma diferença mínima de 1 gol, desde que, o Ypiranga não vença o São José por uma diferença maior que 2 gols. Desta forma, o Alviceleste se classificaria na quarta colocação. Arriscado demais.

Mas, se o Ypiranga vencer seu confronto diante do Ituano. Meus amigos, o Tubarão PRECISARÁ vencer fora de casa, na última rodada no Rio de Janeiro.

De qualquer forma o Londrina depende apenas dele para ir a próxima fase da série C. Para isso TEM (em letras garrafais mesmo) que vencer o Tombense no próximo sábado, às 16h, nos Estádio do Café, e dependendo de como terminar a rodada, jogar por um empate contra o Volta Redonda-RJ fora de casa.

Vai ser com emoção esta classificação. E que os deuses do futebol estejam jogando conosco!


LEIA MAIS: Londrina domina primeira etapa, goleia o Trem e avança na Copa do Brasil sub-17
Será somente no quadrangular final?


BAIXE O APLICATIVO DA TUBARÁDIO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *