Londrina foi a sexta equipe sul-americana que mais negociou jogadores em 2020, veja a lista completa
FIFA divulgou estudo na última segunda-feira (18) que coloca o Londrina na lista dos clubes com mais negociações em 2020. Mas relação de atletas do setor financeiro do clube diverge com a da entidade
Por Vinícius Eira, com colaboração de Cristiano Gonçalves
A maior entidade do futebol, FIFA, divulgou seu estudo anual tradicional sobre transferências nesta segunda (18), e um dado chamou a atenção: o Londrina foi a sexta equipe da América do Sul com mais registro de saídas de jogadores em 2020, com 19. O Tubanautas foi atrás dessa lista junto com o clube, e encontrou divergência no número de negociações.

Primeiro, o parâmetro de negociação da FIFA é nebuloso, já que a entidade identifica transferência como qualquer contrato de um clube para outro, e até rescisão para ir para outra equipe. Portanto, o setor financeiro do Londrina disse que o clube, não necessariamente, ganhou dinheiro com essas movimentações de mercado, mas qualquer saída de atleta do LEC para outro time pode ter sido contada.
Com isso, e, como o documento da FIFA não traz as negociações, apenas os números das transferências, nossa equipe foi atrás dessa lista e identificou uma irregularidade. O setor financeiro do Londrina levantou 21 negociações, enquanto o estudo apresenta 19. Dentre essas, muitos empréstimos e contratos que foram rompidos, a lista levantada pelo jornalista Cristiano Gonçalves também soma 21 atletas, que são:
- Deivid (atacante)
- Igor Miranda (lateral)
- Wellison (atacante)
- Fernando Timbo (zagueiro)
- Rômulo (volante)
- Matheus Albino (goleiro)
- Safira (atacante)
- Raí Ramos (lateral)
- Alysson (volante)
- Thiago Henrique (atacante)
- Matheus Olavo (meia)
- Augusto (zagueiro)
- Edrean (atacante)
- Miullen (atacante)
- Anderson Leite (meia)
- Paulinho Moccellin (atacante)
- Cesar (goleiro)
- Pastor (lateral)
- Silvio (zagueiro)
- André Moritz (meia)
- Emerson (goleiro)
O levantamento do Londrina ainda identificou que alguns nomes não foram considerados em listas de sites especializados em transferência, como o caso do goleiro Matheus Albino, que saiu do LEC em agosto de 2020, para o FC Zire, do Azerbaijão. Em relação a isso, o clube afirmou que pode entrar com uma solicitação na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para verificar todos os trâmites legais da negociação, e o porquê de ela não ter aparecido nas pesquisas.
O documento completo conta com a análise das transferências do futebol, os clubes que mais compraram e venderam, o perfil das vendas, os jogadores mais caros e a comparação com anos anteriores. O estudo pode ser visto aqui.
LEIA MAIS: Sérgio Malucelli confirma a permanência do atacante Safira no Londrina para 2021
Adenílson renova, e Gedeílson se despede do Londrina
Londrina 2021: veja como fica o elenco após o acesso à Série B
Análise – Londrina teve que se reerguer durante toda a Série C para garantir o acesso