fbpx

Onde Está o Torcedor do LEC?

Share this...

Texto enviado pela fã Tubanática, Juliana Ferraz

tubanautas tubanaticas

Olá Tubanautas e Tubanáticas!

Resolví enviar este texto ao pessoal do blog, pois isso me incomodou muito no último domingo no jogo contra o Cascavel

Nem o mais pessimista torcedor imaginaria ver o Estádio do Café tão vazio como na última rodada do paranaense, quando o time bateu o Cascavel por 2×0, sendo que o time do oeste, estava sem tomar gol no campeonato. Em um domingo típico da cidade, sol forte e céu alviceleste da cor do nosso manto, pouco mais de 3.500 torcedores acompanharam o bom desempenho do Tubarão.

Não precisamos ir tão longe para ter consciência da evolução do Londrina como instituição. Naquela amarga vitória em 2009 contra o Coritiba no estádio Vitorino Gonçalves Dias, caíamos para segunda divisão do campeonato paranaense, momento este considerado um dos mais tristes da história do nosso amado Clube. Dívidas trabalhistas vieram a tona, junto com más administrações e grupo Universe da vida e o Ministério Público do Trabalho interviu destituindo toda a diretoria. Por consequência, as atividades foram encerradas, mas o amor permaneceu, e o coração de cada torcedor estava apenas aguardando o momento de bater mais forte novamente.
Em 2011, completamente reformulado e sobrevivente desse angustiante período, o LEC passou a ser administrado por uma nova empresa (SM Sports de Gestão e Planejamento Esportivo), que até hoje vem fazendo um grande trabalho e não deixa dúvidas quanto a sua competência para gerir o clube.

Com campanhas e títulos de campeão da segunda divisão do campeonato paranaense de 2011; Campeão do Interior Paranaense de 2013 e primeiro lugar geral dos clubes do estado; ótima campanha na Copa do Brasil de 2014; Campeão Paranaense de 2014 e acesso a série C de 2015, fora o belíssimo trabalho feito nas categorias de base com o título paranaense sub17 e sub20 o Londrina foi considerado um dos clubes que mais cresceu no cenário brasileiro, sendo matéria de análises de especialistas do jornal e portal Lance!, um dos mais respeitados do país Diante de tais números e fatos, o que nos fica é a pergunta: Onde está o torcedor do Londrina?
Considerada uma das maiores cidades do sul do Brasil, Londrina tem população estimada de 543.003 mil habitantes, e uma média de 3 a 4 mil fiéis torcedores por jogo.

Primeiro os ingressos eram caros demais – o programa sócio torcedor trouxe diversos benefícios; depois eram os banheiros impossíveis de serem utilizados – pequenas melhorias foram feitas; por último o calor também foi usado para justificar a ausência do torcedor. Mas o que de fato impede o torcedor de participar e viver o clube?

Partimos do principio: a nossa colonização. A fertilidade da terra vermelha propícia ao plantio do café atraiu gente do Brasil todo, especialmente os paulistas. Por conseguinte e mesmo depois de tantos anos ainda vivemos essa influência, ou seja, a “cultura futebolística” além das demais, também foi passada de pais para filhos e hoje grande parte dos Londrinenses afirmam ter um time de São Paulo como o seu time do coração. Sem deixar de fora a mídia que também influência significativamente cada vez mais nós telespectadores.

A grande chave para que isso mude se chama: PACIÊNCIA. Sim, é isso que todos nós precisamos quando o assunto é Londrina Esporte Clube. Paciência por parte da diretoria quando a expectativa de venda dos ingressos não é cumprida e paciência por parte dos verdadeiros torcedores que quando precisam de apoio, todos somem…Isto torna-se um círculo vicioso que não evolui. Ninguém é obrigado a se fazer presente, mas o acolhimento é algo primordial. Ninguém é mais torcedor que ninguém, não importa se começou a frequentar os jogos há dois meses ou há vinte anos, pela grande campanha de 2014, já podemos ver muitos rostos novos que estão assiduamente nos jogos desse ano.

Aos poucos vamos nos recompondo e com muita paciência vamos voltar ao lugar de onde nunca deveríamos ter saído.
Esse ano promete muitas emoções e muitas conquistas. Que todos tenham o mesmo espírito da Torcida Organizada Falange Azul, que nunca abandonou o Londrina, mesmo nos momentos mais difíceis e sempre fez bonito nas arquibancadas. Que saibamos dar valor ao que é nosso e que a cidade abrace o clube, a diretoria e os jogadores, porque juntos nosso coração baterá mais forte e nos tornaremos um só.

Forte abraço ao pessoal dos Tubanautas e parabéns pela zueira saudável promovida nas redes sociais

3 comentários em “Onde Está o Torcedor do LEC?

  • 6 de março de 2015 em 13:04
    Permalink

    O que precisamos é saber que o Londrina tem 4 mil torcedores e mais 1500 pessoas que gostam de futebol e gostam de ir ao estádio.
    Dos 4 mil torcedores de 2500 a 3000 se revezam indo aos jogos e dos 1500, de 500 a 1000 se revezam.
    Quando o jogo é bom,temos uns 5 ou 6 mil torcedores, jogo um pouco mais importante, temos entre 7 e 12 mil e nas decisões, temos mais de 15 mil.
    Vamos parar de achar que teremos mais de 10 mil nos jogos, porque não iremos ter.
    O Londriana ficou 21 anos na série B do brasileirão, veja os públicos daqueles jogos e tire suas conclusões.
    Abraços Adão Fernandes

    Resposta
    • 6 de março de 2015 em 19:53
      Permalink

      Obrigado por interagir sempre com a gente Adão! Mas a vontade de ver o estádio lotado é tanta, que nós nos frustramos!

      Resposta
  • 11 de março de 2015 em 16:33
    Permalink

    belo texto, adão acho que foi exatamente isso que ele quis dizer, que hoje tem só 4 mil, mais que no futuro com paciencia pode ter mais.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *